quinta-feira, 4 de abril de 2013

A R T E - Michelangelo Merisi da Caravaggio

Esse transcendental pintor italiano da antiguidade, um dos grandes nomes da arte em geral, principalmente do barroco, seus traçados, técnicas, estilo sombrio, perfeccionista e realístico são fenomenais, sua habilidade possivelmente de outro mundo, sinceramente o considero um dos melhores que já vi, além de tudo foi um grande contraventor, um partidario da contracultura mesmo essa ainda nao estabelecida na época, seu genio violento, sua arte desafiadora utilizando mendigos a prostitutas de modelos, mostram que ele não foi um homem comum,talvez nem tenha sido um homem, mas com seu talento uma entidade que existiu no mundo.


" Michelangelo Merisi da Caravaggio (Caravaggio, 29 de setembro de 1571 – Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de julho de 1610) foi um pintor italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico.
Após vários anos de trabalho, Caravaggio andou de cidade em cidade servindo vários senhores importantes. É um trabalhador incansável, porém orgulhoso, teimoso e sempre disposto a participar em discussões e a envolver-se em brigas, o que torna difícil conviver com ele". -Floris Claes van Dijk
Exceto em suas primeiras obras, Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. No entanto, foram várias as vezes em que as suas pinturas feriam as susceptibilidades dos seus clientes. Nos seus quadros, em vez de adoptar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher por entre o povo modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras.
Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distingue as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros originou "Tenebrismo" , onde os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.
Durante sua vida, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Nascido no Ducado de Milão, onde seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquiteto-decorador do marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos.
Porém ele lidou com seu sucesso de maneira atroz. Uma nota precocemente publicada sobre ele, em 1604, descrevia seu estilo de vida três anos antes: "após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em alguma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk; Roma, 1601)
Considerado um farrista inconseqüente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros da cidade. Em 1606, matou um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Passou por Nápoles, depois por Malta e pela Sicília, onde pintou telas de lirismo transfigurado, como: A ressurreição de Lázaro (Messina), na qual, sob o pavor de um imenso espaço vazio, um raio de luz rasante parece imobilizar o drama sagrado.
Em Malta (1608) envolveu-se em outra briga, e mais outra em Nápoles (1609), possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida devido suas ações, por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio estava morto, aos 38 anos.
Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. A sua inspiração estava entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão, como as suas obras retratam. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o mitológico "ministério de Jesus", que teria acontecido entre pescadores, camponeses e prostitutas.
O artista levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar A Morte da Virgem. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas de Roma.
Em a "Flagelação de Cristo"  compôs uma coreografia com contrastes de claro-escuro, onde Cristo se aprentava num movimento de total abandono, conseguindo uma composição de beleza carismática. Já em "São João Batista"  , demonstra um jovem de olhar provocador -julgava-se que esse modelo era um dos seus amantes.[carece de fontes]
A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. O uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena - como fica bem demonstrado em A ceia de Emaús. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome específico: tenebrismo.
Na obra "David com a cabeça de Golias", uma cabeça decapitada, onde ele mesmo é o Golias, um sanguinário grotesco, um monstro. Na decapitação de João Batista, o mal era representado por outra pessoa. Aqui, é Caravaggio quem personifica a maldade. Na espada de David foi escrito Humilitas Occedit Superbiam ("A Humildade Conquista o Mundo"). Uma batalha que tem sido travada dentro da cabeça de Caravaggio, entre os dois lados opostos do pintor retratado nessa fascinante obra.
No fim do Renascimento, os grandes mestres caminhavam para uma visão mais obscura e realista das escrituras sagradas, como se vê principalmente em A Conversão de São Paulo e no Martírio de São Pedro - afrescos de Michelangelo Buonarroti, realizados na Cappella Paolina, no Palácio Vaticano. Caravaggio pintou versões próprias desses temas - A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco e Crucificação de São Pedro - que ilustram bem como foi capaz de igualar, senão de superar seus mestres.
Caravaggio reagiu às convenções do maneirismo e opôs a elas uma pintura natural, direta, e até mesmo brutal, que pela sua franqueza renovou a natureza morta (Cesta de frutas - 1596), e as cenas profanas (Baco, 1593-1594), bem como os temas religiosos (Descanso durante fuga para o Egito, 1594-1596). Os contrastes de forma e luz sublinham formas maciças que, na maior parte de suas obras, emergem vigorosamente de um fundo negro escuro com pouca profundidade como em temas cotidianos, a exemplo de A Adivinha."

Fonte: Wikipedia





quarta-feira, 3 de abril de 2013

R E F L E X Ã O - Educação

Finlândia: a melhor educação do mundo é 100% estatal, gratuita e universal

educac3a7c3a3o-na-finlc3a2ndia-3

A Finlândia tem a melhor educação do mundo. Lá todas as crianças tem direito ao mesmo ensino, seja o filho do empresário ou o filho do garçom. Todas as escolas são públicas-estatais, eficientes, profissionalizadas. Todos os professores são servidores públicos, ganham bem e são estimulados e reconhecidos. Nas escolas há serviços de saúde e alimentação, tudo gratuito.
Na Finlândia a internet é um direito de todos.
A Finlândia se destaca em tecnologia mais do que os Estados Unidos da América.
Sim, na Finlândia se paga bastante impostos: 50% do PIB.
O país dá um banho nos Estados Unidos da América em matéria de educação e de não corrupção.
Na Finlândia se incentiva a colaboração, e não a competição.
Mas os neoliberais-gerenciais, privatistas, continuam a citar os EUA como modelo.
Difícil o Brasil chegar perto do modelo finlandês? Quase impossível. Mas qual modelo devemos perseguir? Com certeza não pode ser o da privatização.

Fonte: http://blogdotarso.com/2013/03/28/finlandia-a-melhor-educacao-do-mundo-e-100-estatal-gratuita-e-universal/

Aqui ta longe disso, falta integração de muito lado, mas poderia ser muito mais, pena que os poderosos, donos de educação privada, coorporações da miséria, busquem apenas o sucateamento cada vez mais, e isso vai explodir e vai ser feio, a gente ta aqui sentado em uma bomba nuclear e não ta observando, quem fica transmitindo discurso de reacionario pra pagar de eu nao ligo pra nada, falando que quem luta contra qualquer tipo de injustiça paga de esquerdistas, nao percebe que existe o discurso da verdade, e infelizemente é cliche, é a midia, o governo, e quem controla o governo, ruralistas, igual ja disse donos da educação privada, donos de concessionarias, que destroem nosso país, onde nosso Brasil cai nesse sistema "democratico" mentiroso, onde quem possui manda e quem não tem nada aplaudi seus proprios carrascos, a expressão uma arma na cabeça nunca foi tão bem representativa do que o povo brasileiro vive no momento, pois a força literalmente ta desse lado, mas enquanto a galera ficar vendendo inverdades, discursos preconceituosos, conteudo mastigado e a fala do seu opressor, seu sim pessoa que vive na "boa classe média" pois o buraco ta sendo cavado, pois o mal preparo de um cidadao reflete nele futuramente, gerando varios problemas sociais e vendo isso, estamos esperando apenas o gatilho ser puxado.


A R T E - Asya Yordanova

Insana, macabra, surreal, estranha e ate engraçada desta artista búlgara.
Mais imagens na pagina dela, http://mynameisswann.deviantart.com/.






terça-feira, 2 de abril de 2013

A R T I G O - Trainee, o início de uma carreira profissional



Após o término da jornada universitária, o jovem formando busca no mercado suas oportunidades. Conseguir uma vaga de trainee sinaliza um bom começo para este recém chegado no mundo dos negócios ou do mercado competitivo do trabalho. Muitas empresas já investem em programas de trainee como estratégia de preparação do seu corpo funcional e de seu jovem quadro executivo. Para alguns a colocação nesta condição nas organizações pode significar além da arrancada profissional, o início de uma carreira de sucesso.Quando você se aproximar do término de sua formação universitária e ainda não estiver em uma empresa que apresenta programa de trainee, procure verificar no mercado de trabalho as empresas que disponibilizam em seus quadros vagas destinadas a formação desses jovens executivos. Um jovem executivo precisa estar atento as tendências do mercado e das exigências das principais empresas e segmentos. Uma língua estrangeira sempre o coloca em condições melhores para disputar e atingir resultados mais interessantes e valorizados nas corporações. Empresas que valorizam a formação pós-universitária em geral buscam candidatos com a predisposição em planejar seu futuro profissional. A inserção em uma pós-graduação as vezes já demonstra a tendência do candidato e sinaliza seu potencial em sua formação acadêmica e sua busca na profissão. Se você for do tipo que não olha para o seu futuro, comece a fazê-lo. Um bom planejamento de sua carreira quando ainda esta nos bancos da faculdade pode significar o sucesso ou o fracasso em sua escolha profissional. Portanto, procure dirigir seus talentos e potencialidades desde cedo. Algumas considerações devem ser feitas: o objetivo profissional quanto ao mercado de trabalho, as potencialidades e principais dificuldades, alinhamento de seus valores às das empresas escolhidas para participar nos processos de seleção e uma boa preparação pré-seleção em relação ao marketing pessoal. Esteja preparado para uma seleção competitiva às vezes em nível nacional. Uma vez contratado, esteja preparado para mostrar todo o seu potencial, pois uma das etapas destes programas é o de apresentar e desenvolver um projeto que mostre resultados e aponte suas habilidades e possibilidades.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

A R T E - 70 imagens de Anjos (Angels images)

"Anjo (do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, conforme relatos bíblicos, são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens (Apocalipse 19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Os Anjos também podem ser considerados escravos de Deus no que tange ao sentido lato da palavra escravo, isto é, o que vive em absoluta sujeição a outrem [1]. Também podem igualmente ser considerados escravos porque não recebem nenhuma remuneração por seu trabalho e estão a mercê da vontade Divina, podendo Deus dispor, a Seu critério, do Anjo - sem que ele possa exercer qualquer direito e objeção pessoal ou legal.
Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas de pássaro e uma auréola. São donos de uma beleza delicada e de um forte brilho, e por vezes são representados como uma criança, por terem inocência e virtude.
Os relatos bíblicos e a hagiografia cristã contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos miraculosos, e a crença corrente nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.
Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente e o nome de "anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes. Os muçulmanos, zoroastrianos, espíritas, hindus e budistas, todos aceitam como fato sua existência, dando-lhes variados nomes, mas às vezes são descritos como tendo características e funções bem diferentes daquelas apontadas pela tradição judaico-cristã, esta mesma apresentando contradições e inconsistências de acordo com os vários autores que se ocuparam deste tema. O Espiritismo faz uma descrição em muito semelhante à judaico-cristã, considerando-os seres perfeitos que atuam como mensageiros dos planos superiores, sem, no entanto, tentar atribuir forma ou aparência a tais seres: seria apenas uma visão de suas formas morais. A diferença da visão espírita se faz apenas pelo raciocínio de que Deus, sendo soberanamente justo e bom (atributos que seguem-lhe a perfeição, ou seja, Deus não precisa evoluir, já é e sempre foi perfeito e imutável), não os teria criado perfeitos, pois isso seria creditar a Deus a capacidade de ser injusto, face à necessidade que os homens enfrentam de experimentação sucessiva para aperfeiçoarem-se. O Espiritismo apresenta a visão de que tais seres angélicos, independente de suas hierarquias celestiais, estão nesse ponto evolutivo por mérito próprio, são espíritos santificados e livres da interferência da matéria pelas próprias escolhas que fizeram no sentido evolutivo e de renúncia de si mesmos ao longo do tempo, sendo facultado também aos homens atuais - ainda muito materializados - atingirem, através de seus esforços morais e intelectuais nas múltiplas reencarnações, tais pontos de perfeição. (O Céu e o Inferno, Allan Kardec, 1865). Dentro do Cristianismo Esotérico e da Cabala, são chamados de anjos aos espíritos num grau de evolução imediatamente superior ao do homem e imediatamente inferior ao dos arcanjos. Para os muçulmanos alguns anjos são bons, outros maus, e outras classes possuem traços ambíguos. No Hinduísmo e no Budismo são descritos como seres autoluminosos, donos de vários poderes, sendo que alguns são dotados de corpos densos e capazes de comer e beber. Já os teosofistas afirmam que existem inumeráveis classes de anjos, com variadas funções, aspectos e atributos, desde diminutas criaturas microscópicas até colossos de dimensões planetárias, responsáveis pela manutenção de uma infinidade de processos naturais. Além disso a cultura popular em vários países do mundo deu origem a um copioso folclore sobre os anjos, que muitas vezes se afasta bastante da descrição mantida pelos credos institucionalizados dessas regiões."

Fonte: Wikipedia

Setenta imagens de uma das figuras mais cultuadas nas grandes religiões, diversos artistas, estilos e interpretações desses seres míticos.

Vídeo - Cenas assustadoras de filmes de terror (ARREPIANTE) 










domingo, 31 de março de 2013

R E F L E X Ã O - Destruição dos índios pela fé

 
Muita desconsideração com uma cultura tão importante como a indígena, ninguém tem o direito de marginalizar nenhum tipo de crença, rito, fé, cultura e sociedade, é um ato de violência o que essas "pessoas" cometem, sinceramente não considero pessoas assim seres humanos, acho que nem eles entendem a fé que acreditam, se pelo menos a seguissem na parte moral ensinada. As religiões em si são um grande pilar da sociedade, e algo muito importante para a humanidade, agora essas religiões instituições (grandes empresas do mercado da fé), que sugam, enriquecem, controlam, manipulam, interferem em meios onde não devem estar de maneira alguma, são um dos grandes males que existem e deveriam sim serem julgadas, sentenciadas e completamente transformadas por seus seguidores ou caso isso não seja possível, exterminadas de vez, ou um futuro cada vez mais terrível vai se mostrando .


Os caras a 500 anos vieram e não deram escolhas a eles, e agora 500 anos depois continua o massacre cultural, físico e espiritual, lhes impondo uma sequencia de dor e sofrimento sem fim.

Que pássaro é esse?