sábado, 9 de março de 2013

T I R I N H A S - Malvados

Estou trazendo 3 tirinhas do Andre Dahmer, esse genial artista, com um trabalho sensacional, sempre crítico e hilário, vou ver se sempre trago alguma coisa dele toda semana.
Mais tiras dele no seu site, www.malvados.com.br/.




A R T E - Mu Pan

Trago aqui um artista chinês insano, seus trabalhos são de fazer a cabeça entrar em parafusos, seu conceito de arte é de outro mundo, literalmente, com uma junção de elementos, utilizando referência da cultura chinesa, ele cria mundos surreais, indo desde o folclore a ídolos pop´s, sem muita coisa pra dizer apenas apreciar tal grande artista.
Mais imagens no site dele, http://mupan.com/.







A R T E - Michelangelo Buonarroti

Um dos mais geniais e controversos artistas de todos os tempos, um dos grandes revolucionários da arte, escultor, pintor, poeta e arquiteto, seu estilo mudou gerações de artistas e criou um novo jeito de enxergar todas as áreas que atuou, sua grande busca pela perfeição, principalmente da figura do homem, fez com que criasse um ser mais perfeito do que a própria fonte de inspiração, um gênio único, tão intrigante como seu trabalho, contraditório e verdadeiro, falso e completamente moral, sua "insanidade" ultrapassou barreiras, Michelangelo foi com certeza alguém muito além de seu tempo.


"Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo ou Michelangelo, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura o Baco, a Pietà, o David, as duas tumbas Medici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.
Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio. Michelangelo foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de admiradores. Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.

sexta-feira, 8 de março de 2013

A R T E - MetaMephisto

Trago hoje esse artista alemão insano, mexendo com figuras pop´s ele cria uma arte cartoonesca e macabra, com um estilo único, sensacional seu trabalho.
Mais trabalhos dele na página dele, http://metamephisto.deviantart.com/.





quinta-feira, 7 de março de 2013

H U M O R - Cabras que gritam como gente (compilação)







É um bicho simpático demais.

H U M O R - Screaming Rabbit



 
Um tenor.

M Ú S I C A - Motorhead - "Ace of Spades" - Portage and Main


Cover do Portage and Main do grande Mortohead da famosissíma Ace os Spades, ficou muito louco.

G E O G R A F I A - Proposta Curricular de Geografia



Estou postando aqui a Proposta Curricular de Geografia do Estado de São Paulo, da 5ª Série do Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio, para dar uma luz para quem estiver iniciando as aulas e saber o que trabalhar ao longo do ano, montando um bom projeto de ensino.

5ª Série do Ensino Fundamental
1º Bimestre
A paisagem
- Os ritmos e ciclos da natureza: os objetos naturais
- O tempo histórico: os objetos sociais
- A leitura de paisagens
Escalas da Geografia
- O mundo: as paisagens captadas pelos satélites
- O lugar: as paisagens da janela
- Entre o mundo e o lugar

2º Bimestre
O mundo e suas representações
- Exemplos de representações: arte e fotografia
- Um pouco de história da cartografia
A linguagem dos mapas
- O que é um mapa
- Os atributos dos mapas
- Mapas de base e mapas temáticos
- A cartografia e as novas tecnologias

3º Bimestre
Os ciclos da natureza e a sociedade
- A história da Terra e os recursos
- A água e os assentamentos humanos
- Natureza e sociedade na modelagem do relevo
- O clima, o tempo e a vida humana

4º Bimestre
As atividades econômicas e o espaço geográfico
- A manafatura e os circuitos da indústria
- A agropecuária e os circuitos do agronegócio
- O consumo e a sociedade de serviços

quarta-feira, 6 de março de 2013

A R T E e M I T O L O G I A - Guerreiros, História e 200 Imagens e Ilustrações (Warrior Images)




A arte da guerra, a vida encharcado em sangue inteiramente, o cheiro da carne queimando no campo de batalha, braços, pernas, cabeças esquartejadas, a busca da alma do adversário, o som das espadas e escudos a se baterem, a adrenalina pairando sobre o suor daqueles que não buscam fama, apenas um sentido para sua fúria e prazer interno, o desejo de esgotar suas habilidades contra um ou centenas de inimigos, a mente esvaziada pelo movimento de seus corpos em contemplação na busca da escalada ao superior ou apenas pela simples carnificina, o guerreiro aquele que procura no embate de um igual sua verdadeira natureza, a obsessão pela destruição de seu próprio ego através da morte e da dor.

Um guerreiro é uma pessoa habitualmente envolvida em guerra e/ou com habilidades para engajar-se em combate. Em sociedades tribais, os guerreiros frequentemente formam uma casta ou classe própria. No feudalismo, os vassalos formavam essencialmente uma classe militar ou guerreira, mesmo que em combate real, camponeses também fossem chamados para lutar. Em algumas sociedades, a beligerância pode ocupar um lugar tão central que todo o povo (ou, mais frequentemente, a população masculina) pode ser considerada composta de guerreiros (por exemplo os Maori ou as tribos germânicas).

Partindo da história, mitologia, crenças, deuses, homens, heróis, o guerreiro sempre fez parte da sociedade, religião e cultura do homem, na psicologia junguiana, o guerreiro é frequentemente visto como um arquétipo chave de masculinidade.alguém que supera o próprio homem, como exemplo de perfeição do que o homem pode se tornar, também representa a violência animalesca que o homem ser natural possui, pois não deixamos de sermos menos animais por possuímos formas diferentes de nos relacionarmos com o mundo e a natureza.

Joseph Campbell uma vez falou sobre a figura do herói guerreiro no livro o Herói de Mil Faces:
"O herói mitológico, ressurgindo das trevas que constituem a fonte das formas visíveis, traz o conhecimento do segredo do triste destino do tirano. Com um gesto, simples como pressionar um botão, ele aniquila essa impressionante configuração. A façanha do herói é um constante abalar das cristalizações do momento. O ciclo se desenvolve: a mitologia enfoca o ponto de aumento. A transformação e a fluidez, e não o poder teimoso, caracterizam o Deus vivo. A grande figura do momento existe, tão-somente, para ser derrubada, cortada em pedaços e espalhada pelos quatro cantos do mundo. Em suma, o ogro-tirano é o patrono do fato prodigioso; o herói patrocina a vida criativa."

Falando nesse trecho especificamente do herói como movimento e quebra da estagnação, como peça fundamental da força ativa que gira o mundo, a matriz construtora da nova realidade, seja mudando o mundo, a cidade, a vila, salvando a donzela, o guerreiro tambem pode ser pensado como essa representação do ser humano, para o lado cru que ainda possuímos, que necessita ainda demarcar seu território, seja ele mundial ou pequeno como um simples encontrão, mas necessário para nos tonarmos violentos em segundos, pois como uma necessidade vital o ser humano, principalmente o homem, necessita do combate, como um instinto primordial, e como somos filhos da natureza, e ela em sua essência é completamente violenta, nada mais natural que sejamos também.

Em muitas sociedades nas quais existe uma classe guerreira especializada, códigos específicos de comportamento são instituídos para assegurar que esta classe não seja perigosa para o restante da sociedade. Códigos de guerreiros têm frequentemente características comuns e usualmente valorizam a lealdade, coragem e honra. Exemplos incluem os códigos do bushido e da cavalaria.
  
Alguns povos guerreiros: Germânicos, Vikings, Amanazonas (mitologia), Maori, Espartanos.
Grandes guerreiros reais (Tantos generais, reis e imperadores como guerreiros que lutavam no campo de batalha): Gengis Khan, Julio César, Nepoleão Bonaparte, Leônidas I, Nabocudonosor da Babilônia, Alexandre - O Grande, Xerxes - O Persa, Àtila - O Huno, Miyamoto Musashi, Espártaco, Ricardo - Coração de Leão, Tokugawa Ieyaso, etc.
Grandes guerreiros mitológicos: Aquiles, Beowulf, Siegfried, Halfdan, Starkadr, Hjalmar, Orvar-Oddor, Ragnar Loobrok, Patraclo, Hércules, Belerofonte, Perseu, Teseu, Agamenon, Ajax, Orion, Jasão, Odisseu, Davi, etc.

                                                    Adendo video - Vulto estranho na casa











terça-feira, 5 de março de 2013

M Ú S I C A - The Mini Band - Ain't No Other Way



Nova música de trabalho da banda de crianças que fez sucesso nos ultimos tempos na internet tocando Metallica, o mais legal é que o som deles é bom mesmo, não é só porque eles são novos e você fica impressionado por eles tocarem bem, mas o legal mesmo é que eles fazem um som de qualidade, e ve um potencial incrível para eles evoluirem musicalmente absurdamente.

G E O G R A F I A - Primeira e Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria (8 ano)


O mundo sempre esteve envolvido em guerras, de diferentes tamanhos, motivos, armas, mortes, mas poucas guerras foram tão destruídoras e envolveram tantos países como a primeira e segunda guerras mundiais, o número de mortes foi gigantesco, deixando marcas no mundo inteiro.
Outra Guerra tão importante, mas não por suas mortes em si, mas o clima de tensão criada por ela, foi a Guerra Fria, a guerra que nunca aconteceu no campo de batalha, entre duas gigantescas potências mundiais, dividiu o mundo em dois, transformou um modelo de mundo e sociedade em algo odiado, travada nos meios da diplomacia, ideologia, politicagem e uma corrida armamentista abissal, pôs em terror um planeta inteiro, fazendo as pessoas se dividirem em capitalistas e socialistas, imaginando quando o mundo acabaria.

Que pássaro é esse?