quarta-feira, 4 de março de 2015

R E S I S T Ê N C I A - Espaços públicos/Espaços negados


Os espaços públicos têm sido cada vez mais negados a população, um local que deveria ser compatilhado, onde não existe donos, lugares que são representados principalmente pelas praças, parques, cachoeiras e praias, porém como já foi dito, esses locais tem sido fechados, proibidos de serem usados, abandonados ou mesmo destruídos, tudo em nome de uma lógica capitalista, onde os lugares que nos são colocados para usados para serem lazer, são locais pagos, representados por shoppings ou casas noturnas, e os espaços livres, públicos, de consumo social não se enquadram nessa idéia.
 

terça-feira, 3 de março de 2015

R E S I S T Ê N C I A - Luta dos Professores/Educação


Luta dos Professores/Educação (Pela Greve)

   O estado de São Paulo tem sofrido ataques constantes por parte dos governos por anos, onde esses governos tem sucateado o ensino publico, tudo em nome de uma lógica que favoreça as grandes corporações da educação, ajudando o sistema privado de ensino e enfraquecendo o público, esses ataques contra professores, alunxs, funcionárixs e todo o corpo de trabalhadores das escolas tem sido sistemático e não apenas erros de administração. Todo o enfraquecimento das estruturas públicas e os baixos salários pago ao ensino público, fazem com que as empresas privadas precisem pagar aos seus funcionários muito menos, pois o público estabelece padrão das estruturas do ensino.
   Nessa lógica de sucateamento do ensino público, direitos adquiridos tem sido perdidos, trabalhadores dividos em categorias, professores colocados em situação de semi escravidão, sem direito a fundo de garantia, férias e décimo terceiro, como no caso dos professores categoria O, que ainda após o término de seu contrato tem que ficar 200 dias sem trabalhar, um grande esquema para não criar vínculo empregatício, temos também o caso de terceirização dos serviços internos e acumulo de funções em todos os setores, temos tambem o fato de poucas escolas públicas terem sido construídas nas últimas décadas no estado.

Que pássaro é esse?