sexta-feira, 23 de outubro de 2015

R E S I S T Ê N C I A - Autonomia, horizontalidade, apoio mutuo e autogestão


Nós vivemos em uma sociedade aonde estamos presos a hierarquias, posições de status, regras impostas de cima para baixo, em um sistema que nos limita. Para lutar contra tais problemas é necessário que nossas organizações, movimentos, associações, pensamento educacional, cultura e nós mesmos busquemos outras alternativas, uma das saídas que a algumas centenas de anos está em construção em muitos lugares do mundo, é a de basearmos nossa luta na autonomia, horizontalidade, apoio mutuo e autogestão.

A R T E - Tila Barrionuevo (Joao Paulo Barrionuevo)

Incrível artista brasileiro, com obras psicodélicas e extremamente originais.
Mais em sua página, http://tilabgf.deviantart.com/.


 

V Í D E O - TOP 10 - Piores faltas já cobradas no futebol



Gênios do futebol. que nos alegram tanto com seus lances.

A R T E - 60 imagens dos deuses gregos

" Os doze deuses olímpicos, também conhecidos como o dodecateão , na religião helênica, eram os principais deuses do panteão grego, residentes no topo domonte Olimpo.
Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do monte Olimpo, uma montanha que ultrapassaria o céu. Alimentavam-se de ambrósia e bebiam néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. Apesar de nunca haver se acabado por completo, e tendo permanecido oculto na maior parte da Grécia devido à perseguição político-religiosa que sofreu, o culto dos deuses olímpicos tem sido restaurado de forma mais explícita na Grécia desde os anos 1990, através do movimento religioso conhecido comododecateísmo.
A primeira referência antiga a cerimónias religiosas em sua honra encontra-se no Hino homérico dedicado a Hermes. A composição clássica dos doze deuses olímpicos (o doze canónico da arte e da poesia) inclui os seguintes deuses: Zeus, Hera,Posidão, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso. Os doze deuses romanos correspondentes eram Júpiter, Juno, Neptuno, Minerva, Marte, Ceres, Febo, Diana, Vulcano, Vénus, Mercúrio e Baco. Hades (no panteão romano, Plutão) não era geralmente incluído nesta lista. Não tinha assento no panteão porque passava a maior parte do seu tempo nos Infernos. Também costuma aparecer entre os doze Héstia (entre os romanos, Vesta.) Quando foi dado lugar a Dioniso, o número total de Olímpicos passou a ser treze. Sendo tal número indesejável, e de modo a evitar conflitos, Héstia abdicou do seu lugar entre os doze.
A composição do grupo dos doze olímpicos, contudo, varia substancialmente entre os autores da antiguidade. Heinrich Wilhelm Stoll considera, mesmo, que a limitação ao número de doze é uma ideia relativamente moderna. Cerca de 400 a.C., Heródotoincluía na sua composição do Dodekatheon as seguintes divindades: Zeus, Hera, Posidão, Hermes, Atena, Apolo, Alfeu, Cronos, Reia e as Graças. Wilamowitz concorda com a versão de Heródoto.
Heródoto inclui, em Histórias II, 43, Hércules como um dos Doze. Luciano de Samósata também inclui Hércules e Esculápio como membros dos doze, sem, contudo, referir quais os deuses que para eles tiveram de abdicar. Em Cós, Hércules e Dioniso juntam-se aos Doze, prescindindo-se de Ares e Hefesto. Contudo, Píndaro, Apolodoro e Herodoro discordam desta versão, sustentando que Hércules não era um dos Doze Deuses, mas aquele que estabeleceu o seu culto.
Platão relacionava os doze deuses ao número de meses do ano, e propôs que o último mês fosse dedicado aos rituais em honra de Plutão e dos espíritos dos mortos, o que implica que ele mesmo considerasse Hades como sendo um dos Doze. Hades não consta das versões posteriores deste grupo de deuses devido a associações ctónicasóbvias. Em Fedro Platão faz corresponder os Doze com o Zodíaco e exclui Héstia.
Hebe, Hélio e Perséfone são também incluídos, por vezes, no grupo. Eros também é por vezes referido ao lado dos doze, especialmente com a sua mãe, Afrodite, mas raramente é considerado como um dos olímpicos.
Os doze olímpicos obtiveram a sua supremacia no mundo dos deuses, depois de Zeus ter conduzido os seus irmãos, Hera, Posidão, Deméter e Héstia, à vitória na guerra com os s. Ares, Hermes, Hefesto, Afrodite, Atena, Apolo, Ártemis, as graças, Hércules, Dioniso, Hebe e Perséfone eram, por sua vezes, filhos de Zeus, ainda que algumas versões dos mitos sustentem que Hefesto era filho apenas de Hera e que Afrodite era filha de Urano."
Fonte: Wikipedia
Trazendo aqui algumas ilustrações baseadas nos 12 deuses do Olimpo. Em ordem: Afrodite, Apolo, Ares, Ártemis, Atena, Deméter, Dionísio, Hefesto, Hera, Hermes, Poseidon e Zeus. Em ultimo Hades que vivia boa parte no inferno.




A R T E - Teagen White

Incrível artista com trabalhos com lindas composições e muito criativos.
Mais em sua página, http://www.teaganwhite.com/.




quarta-feira, 21 de outubro de 2015

V Í D E O - Como as crianças enxergam seus pais quando estão alcoolizados



A terrível experiência que as crianças acabam por sofrer por causa de um problema gravíssimo de seus responsáveis.

A R T E e R E S I S T Ê N C I A - Ilustrações inspiradas nos revolucionários Zapatistas


De como o EZLN vêem o mundo
Trecho da Sexta Declaração da Selva Lacadona.

"O capitalismo é um sistema social, ou seja, como as coisas e as pessoas se organizam na sociedade: quem tem e quem não tem; quem manda e quem obedece. No capitalismo alguns têm dinheiro, ou seja, capital, e fábricas, e lojas, e campos, e muitas coisas, e outros não têm nada mais que sua força e seu conhecimento para trabalhar; e no capitalismo os que têm o dinheiro e as coisas mandam, e os que só tem sua força de trabalho obedecem.
 

E desse modo, capitalismo significa que existem uns poucos que têm grandes riquezas, mas não por que ganharam um prêmio ou encontraram um tesouro, ou herdaram de um parente, conseguiram essas riquezas apenas com a exploração do trabalho de muitos. Ou seja, que o capitalismo se sustenta com a exploração dos trabalhadores, o que quer dizer que é como se espremessem os trabalhadores para sugar deles todo o lucro possível. Isso se faz com injustiça, porque não pagam ao trabalhador o quanto realmente vale seu trabalho, mas lhes oferecem um salário para que possa comer um pouco, e descansar outro tanto, e, no outro dia, regressar para trabalhar no "explotódromo", seja no campo ou na cidade.

Que pássaro é esse?