sexta-feira, 23 de outubro de 2015

R E S I S T Ê N C I A - Autonomia, horizontalidade, apoio mutuo e autogestão


Nós vivemos em uma sociedade aonde estamos presos a hierarquias, posições de status, regras impostas de cima para baixo, em um sistema que nos limita. Para lutar contra tais problemas é necessário que nossas organizações, movimentos, associações, pensamento educacional, cultura e nós mesmos busquemos outras alternativas, uma das saídas que a algumas centenas de anos está em construção em muitos lugares do mundo, é a de basearmos nossa luta na autonomia, horizontalidade, apoio mutuo e autogestão.


A autonomia é o respeito as decisões, vontades e opiniões dos indivíduo em relação ao grupo e vice-versa, onde não deve haver relações de dependência que impeçam as pessoas de se posicionarem livremente.
Em conjunto a autonomia vemos também a necessidade da autogestão, que é por principio, a comunidade cuidando diretamente de seus próprios deveres e interesses, algo muito importante para todos que buscam uma via diferente, onde nossas demandas não sejam controladas por governantes ou patrões, afinal se as pessoas começam a controlar e gerenciar suas vidas, poderes externos são inúteis.
Para que essas idéias deem certo também é necessário o apoio mutuo entre as pessoas, que é a colaboração entre as partes que interagem, se ajudando e fortalecendo, somando as forças e caminhando a uma maior união.
Todas essas construções ajudam a buscar a horizontalidade, uma forma de organização sem hierarquias, onde todos tem voz de maneira igual, nos ajudando a ficar cada vez mais longe da lógica competitiva e individualista, nos fortalecendo para lutar contra empresários, banqueiros, governos, partidos, latifundiários, corporações, burocratas e burguesia, nos levando mais perto de uma sociedade mais justa, igualitária, consciente e livre de opressões 


Nenhum comentário:

Que pássaro é esse?