Pular para o conteúdo principal

R E S I S T Ê N C I A - Luta dos Professores/Educação


Luta dos Professores/Educação (Pela Greve)

   O estado de São Paulo tem sofrido ataques constantes por parte dos governos por anos, onde esses governos tem sucateado o ensino publico, tudo em nome de uma lógica que favoreça as grandes corporações da educação, ajudando o sistema privado de ensino e enfraquecendo o público, esses ataques contra professores, alunxs, funcionárixs e todo o corpo de trabalhadores das escolas tem sido sistemático e não apenas erros de administração. Todo o enfraquecimento das estruturas públicas e os baixos salários pago ao ensino público, fazem com que as empresas privadas precisem pagar aos seus funcionários muito menos, pois o público estabelece padrão das estruturas do ensino.
   Nessa lógica de sucateamento do ensino público, direitos adquiridos tem sido perdidos, trabalhadores dividos em categorias, professores colocados em situação de semi escravidão, sem direito a fundo de garantia, férias e décimo terceiro, como no caso dos professores categoria O, que ainda após o término de seu contrato tem que ficar 200 dias sem trabalhar, um grande esquema para não criar vínculo empregatício, temos também o caso de terceirização dos serviços internos e acumulo de funções em todos os setores, temos tambem o fato de poucas escolas públicas terem sido construídas nas últimas décadas no estado.
   Se isso tem ocorrido ano após ano, por que não houve uma resposta dos trabalhadores da educação?

   Isso aconteceu por causa que a nossas ferramentas de luta mais importante, que seriam os sindicatos, estruturas criadas pelos trabalhadores para combaterem a exploração da patronagem, acabaram por serem cooptados pela política partidária, que começou com Vargas utilizando de verbas públicas para financiamento e também um processo de legalização dos sindicatos existentes, fazendo com que as demandas agora fossem controladas pelo governo e como o governo é controlado pelo sistema econômico consequentemente o sindicato se tornou uma ferramenta agora controlada pelos patrões, mudando todas as suas características ao londo dos anos, se tornando cada vez mais em um instrumento de desmobilização do que luta.
   Toda essa cooptação fez com que os sindicatos tivessem derrotas atrás de derrotas, greves com fim programado, direito de trabalhadores perdidos, se distanciando cada vez mais da classe, ou seja os educadores, se tornando um local hierarquizado, controlado por uma parcela que só almeja o poder, como presidentes e conselheiros de sindicato, cargos que servem apenas para manipular a massa dos trabalhadores, levando as mobilizações sempre para onde querem, acordos com os patrões, fazendo
com que mais e mais educadores, percam o interesse e deixem de acreditar que através da união e luta é possível mudar nossas condições de vida.
   Porém agora estamos em uma frente única, as condições de trabalho se tornaram insustentáveis, aulas que antes existiam aos montes agora restam migalhas, mais 20000 professores categoria O demitidos, professores efetivos que estavam anos em um local agora tendo que dar aulas em mais de uma escola novamente, estáveis sem garantias de aulas, salas superlotadas, violência em sala de aula, escolas arcaicas, uma das áreas que mais afasta por doença, aposentados que não conseguem se aposentar tendo que ficar em sala de aula mais tempo que os serviços prestados, tudo isto faz com que os alunos as maiores vítimas fiquem cada vez mais mais defasados, despreparados e com menos oportunidades para o mercado de trabalho.
   Agora é a hora certa de nos unirmos, organizarmos, não só os profissionais da educação, mas também a sociedade, voltarmos a nos fortalecer por baixo, para que aí quando for necessário, independente de sindicatos pelegos, que com certeza irão passarmos por cima de suas decisões e continuarmos a luta firmes, nos apoiando na resolução que só os trabalhadores sabem de suas condições de trabalho, e segurarmos uma possível greve que estar por vir, um direito garantido na constituição e única forma de luta contra um governo que não negocia, passa por cima de decisões da justiça e leis e tem destruído a educação ao longo dos anos, façamos como os professores do Paraná e dos garis do Rio de Janeiro, onde não arredam e arredaram suas forças enquanto suas exigências não forem cumpridas, façamos como o Chile que após uma luta encabeçada pelos estudantes e apoiada pela sociedade conseguiu sair da lógica liberal de ensino e aprovar um ensino verdadeiramente público, para aqueles que pedem mais educação, agora é hora de lutar e se juntar, venha para a rua e nos ajude a começar a buscar mais dignidade de trabalho e qualidade de ensino para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A R T E - 100 Imagens de Dragões (Dragons Images)

Trago aqui uma seleção de 100 ilustrações de dragões, pois sempre que vemos na internet sempre as mesmas imagens, quis aqui então selecionar algumas mais diferentes e mostrar outros conceitos de arte destes seres mitológicos. " Dragões ou dragos (do gregodrákonδράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ouserpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão dista…

A R T E - 70 imagens de lobisomens (Images of werewolf)

"Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata."

Vídeo - Leões e animais atacando 







A R T E - 50 imagens de demonios (Demons Images)

Um demônio é um ser paranormal, muitas vezes maléfico sendo uma figura comum na religião, ocultismo, literatura e folclore. A palavra original grega daimon não carrega a conotação negativa inicialmente entendido pela aplicação do koiné δαιμόνιον (daimonion),  e mais tarde atribuído a quaisquer palavras de conatação parecida. Nas antigas religiões orientais, bem como nas tradições abraâmicas, incluindo antiga e medieval demonologia cristã, um demônio é considerado um espírito imundo , mais especificamente um anjo mal, que pode causar possessão demoníaca. No oeste da ocultismo e na magia do Renascimento, que nasceu de uma fusão da magia greco-romana, demonologia judaica, tradição e cristã, um demônio é uma entidade espiritual que pode ser evocado e controlada. O termo grego não tem qualquer conotação de mal ou maldade. Na verdade, εὐδαιμονία eudaimonia , (lit. bom civismo) significa felicidade. O primeiro termo adquiriu suas conotações negativas na Septuaginta tradução da Bíblia h…