Pular para o conteúdo principal

M Ú S I C A - POINT OF NO RETURN

Nesta resenha venho falar talvez uma das bandas que mais gosto, desde meu ensino médio esses caras fazem parte da minha discografia, Point Of No Return, uma banda sem meias palavras, o significado do hardcore, ferocidade e contestação, aliados a grandes músicas.
" Point of No Return, também conhecido como PONR e XPONRX, foi um conjunto musical brasileiro ativo entre 1996 e 2006. O grupo foi importante na cena de música hardcore paulistana na virada do século. Além disso, Point of No Return foi uma das primeiras bandas brasileiras influenciadas pelo gênero musical metalcore, popular nos EUA e Europa. A banda ficou conhecida por assumir posturas como o veganismo e o straight-edge. As letras da banda se focavam nas assim chamadas "lutas sociais do terceiro mundo", tratando de assuntos como o movimento de trabalhadores rurais sem-terra, a luta contra a globalização e a ditadura militar brasileira.

A banda foi formada em 1996, em São Paulo, Brasil, como um projeto paralelo de membros de outra banda paulistana, o Self-Conviction. Seu primeiro CD, "Centelha" (Sparks), foi lançado pela Liberation Records no Brasil e Catalyst Records nos EUA em 2000. Sua música foi descrita como uma mistura dos gêneros mosh e metal inspirada na banda norte-americana Earth Crisis, com elementos de death metal. Inspirada na banda norte-americana Path of Resistence, Point of No Return possuía três vocalistas. Em sua carreira, a banda fez duas turnês européias (2000 e 2001), uma turnê argentina (2001), uma turnê pelo nordeste brasileiro (2004), além de inúmeros shows no sudeste e sul do Brasil. Após uma pausa de sete meses e um suposto "último show" na Argentina, Point of No Return voltou em 2002 com um novo álbum, "Liberdade Imposta, Liberdade Conquistada" (Imposed Freedom, Conquered Freedom). As novas músicas eram mais profundas e melancólicas, mas ainda com uma forte influência de bandas como Cro-Mags, Judge e Napalm Death. As letras, desta vez completamente em português, lidavam com questões políticas e sociais, como o problema da tortura, a questão da Palestina e o cinema como arma de dominação cultural norte-americana. Point of No Return tocou seu último show em novembro de 2006 no festival Verdurada no bairro do Jabaquara em São Paulo capital. "
Fonte: Wikipedia
O primeiro album que tive em mãos deles foi o Centelha (2000), album cru, violento e completamente poderoso, já neste momento pude deparar com uma das minhas bandas favoritas, com letras em inglês e português, suas letras eram reais protestos contra nosso sistema imposto, um grande tiro na cara da sociedade, denunciando as injustiças, o album explora o hardcore e o metal, indo trash, do hardcore novaiorquino, do hardcore antigo, tudo dosado na medida certa. Depois de um tempo tive contato com o Liberdade Imposta, Liberdade Conquistada (2002), tambem outro grande album, até hoje não sei qual dos dois albuns prefiro, diferentemente do Centelha, Liberdade Imposta, são quase todas em português, mas o estilo incofundivel ainda estava lá, muita fúria, sabendo explorar o metal e hardcore como ninguem, suas letras ainda mais contestadoras, mostravam a grande força do PONR para o hardcore brasileiro.
Por isto tudo não vejo eles não apenas como uma simples banda de hardcore, mas como uma das grandes bandas que o Brasil já teve, pois além de mostrarem uma gigantesca qualidade musical, tambem vejo a grande importância que eles tinham como denunciadores do sistema opressor que vivemos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A R T E - 100 Imagens de Dragões (Dragons Images)

Trago aqui uma seleção de 100 ilustrações de dragões, pois sempre que vemos na internet sempre as mesmas imagens, quis aqui então selecionar algumas mais diferentes e mostrar outros conceitos de arte destes seres mitológicos. " Dragões ou dragos (do gregodrákonδράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ouserpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão dista…

A R T E - 70 imagens de lobisomens (Images of werewolf)

"Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata."

Vídeo - Leões e animais atacando 







A R T E - 50 imagens de demonios (Demons Images)

Um demônio é um ser paranormal, muitas vezes maléfico sendo uma figura comum na religião, ocultismo, literatura e folclore. A palavra original grega daimon não carrega a conotação negativa inicialmente entendido pela aplicação do koiné δαιμόνιον (daimonion),  e mais tarde atribuído a quaisquer palavras de conatação parecida. Nas antigas religiões orientais, bem como nas tradições abraâmicas, incluindo antiga e medieval demonologia cristã, um demônio é considerado um espírito imundo , mais especificamente um anjo mal, que pode causar possessão demoníaca. No oeste da ocultismo e na magia do Renascimento, que nasceu de uma fusão da magia greco-romana, demonologia judaica, tradição e cristã, um demônio é uma entidade espiritual que pode ser evocado e controlada. O termo grego não tem qualquer conotação de mal ou maldade. Na verdade, εὐδαιμονία eudaimonia , (lit. bom civismo) significa felicidade. O primeiro termo adquiriu suas conotações negativas na Septuaginta tradução da Bíblia h…