Pular para o conteúdo principal

R E F L E X Ã O - Dia dos professores, uma classe em abandono

 

Comemoro o dia dos professores sabendo que não receberei o salário esse mês, chego na sala da gerente, ela esta abarrotada de trabalho, papéis pra tudo que é lado, provavelmente com muito mais trabalho pra fazer que sua função pede, como qualquer profissional da educação hoje em dia, mesmo depois de ter voltado de um acidente a pouco tempo, que me deu até vergonha de perguntar o que aconteceu, mas sem salário ninguém vive, lá estava um supervisor na cola dos trabalhadores da parte burocrática cobrando vários documentos, aonde sua função realmente é de trabalhar em conjunto com a equipe escolar, mas ficando em cima para que a escola cumpra índices de provas inúteis, só para garantir o bônus de alguns, bônus que poderiam ser muito bem trocados por melhores salários, cumprindo pisos salariais, que em diversos governos pelo Brasil não são cumpridos, tudo isto resumido a burocracia e mais burocracia, que devia ser chamada de BURRocracia, que só serve para separar o corpo docente em sua totalidade, que também serve para atrasar serviços e sucatear a educação, que serve para engessar todo um serviço tão essencial para a sociedade como é a educação, e deixar a escola cada vez mais atrasada com o mesmo formato de mais de 200 anos atrás, escolas que mais parecem prisões, que visam o conteúdo pelo conteúdo e não o conhecimento critico e reflexivo e digo isto de todas importantes matérias que possuímos no currículo, e muito mais que poderíamos ter, quem principalmente sofre com isso é o jovem que fica preso em um ciclo aonde para ele não existe sentido, somente se formar, para o professor fica a difícil tarefa de exercer diversas funções em uma só e ainda ser taxado de incompetente, para os mais diversos profissionais da educação que vão da limpeza aos gestores, e mesmo supervisores, sobram cobranças e muita bagunça para limpar, seja ela do espaço físico ou das milhões de papelada que de nada servem.

Como é possível isso continuar, mas ai nos damos conta que pra cada serviço publico ruim ou péssimo, temos uma via do setor privado se beneficiando e enriquecendo, ganhando mares de dinheiro com o sucateamento e abandono dos serviços públicos, nos lembramos que isto tudo não passa de um projeto de um sistema que visa apenas o lucro e nada mais, que se utilizam de candidatos e de um sistema político falido para as pessoas, mas que funciona e muito para quem tem dinheiro e poder, o mesmo pode ser dito para o judiciário, leis que jamais beneficiaram a população apenas a burguesia, nosso estado é nada mais que um aparato protetor para as grandes empresas, latifundiários, banqueiros e todos que detém o poder no capital, a sociedade humana é guiada pela lógica econômica, o que produzimos, como produzimos e como distribuímos, só que a lógica de nossa economia hoje é guiada pelo lucro, necessidade de cada vez mais recursos naturais, acumulativa e individualista e é essa lógica que controla nossa modo de vida, mas estamos presos a ela infelizmente, e a partir dela só veremos o fim pois ela é insustentável.
Toda esta pequena parte do que falei aqui está conectado, a falta de políticas publicas voltadas para a população e para a mudança mais igual da sociedade, só nos leva a destruição de nós mesmos, e as provas estão aí no dia a dia, é possível ver isto estudando a historia da humanidade, mas se não quiser visite os locais mais pobres, que são muitos, veja como funcionam as repartições publicas a fundo, principalmente da saúde e educação e depois de ver como se encontram, reflita e tire suas conclusões, não passe apenas achismos, conheça a nossa realidade, pois é muito importante para que possamos mudá-la.
Professor é todo aquele passa algum conhecimento, todos somos professores, esse dia representa a todos, pois em algum momento ensinamos algo a alguém, e só nos organizando, entendendo nosso lugar na luta de classes, o de trabalhadores, nos educando e educando as pessoas ao redor e lutando, realmente mudaremos nossas condições de vida.
Por mais que pareça egoísta esse relato, eu particularmente por saber segurar o dinheiro, não sinto tão forte esse baque de não receber o salário, mas não tenho filhos, trabalho perto de casa, não necessito de transporte publico, mas a maioria das pessoas que passam pelo que eu passei não vivem essa realidade, conheço professores que estão trabalhando mesmo já tendo dado o tempo de trabalho, sem receber NADA, e as mais diversas terríveis realidades que enfrentamos na educação e por ai vai.
Novamente, apenas a organização, educação e luta pode mudar nosso mundo.
Bom dia dos professores a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A R T E - 100 Imagens de Dragões (Dragons Images)

Trago aqui uma seleção de 100 ilustrações de dragões, pois sempre que vemos na internet sempre as mesmas imagens, quis aqui então selecionar algumas mais diferentes e mostrar outros conceitos de arte destes seres mitológicos. " Dragões ou dragos (do gregodrákonδράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ouserpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão dista…

A R T E - 70 imagens de lobisomens (Images of werewolf)

"Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata."

Vídeo - Leões e animais atacando 







A R T E - 50 imagens de demonios (Demons Images)

Um demônio é um ser paranormal, muitas vezes maléfico sendo uma figura comum na religião, ocultismo, literatura e folclore. A palavra original grega daimon não carrega a conotação negativa inicialmente entendido pela aplicação do koiné δαιμόνιον (daimonion),  e mais tarde atribuído a quaisquer palavras de conatação parecida. Nas antigas religiões orientais, bem como nas tradições abraâmicas, incluindo antiga e medieval demonologia cristã, um demônio é considerado um espírito imundo , mais especificamente um anjo mal, que pode causar possessão demoníaca. No oeste da ocultismo e na magia do Renascimento, que nasceu de uma fusão da magia greco-romana, demonologia judaica, tradição e cristã, um demônio é uma entidade espiritual que pode ser evocado e controlada. O termo grego não tem qualquer conotação de mal ou maldade. Na verdade, εὐδαιμονία eudaimonia , (lit. bom civismo) significa felicidade. O primeiro termo adquiriu suas conotações negativas na Septuaginta tradução da Bíblia h…