quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A R T I G O S - Carreiras autônomas ou técnico/profissionais (Careers autonomous or technical / professional)

É comum em conversas cotidianas, fazerem-me perguntas quanto às carreiras profissionais e como desenvolvê-las. A verdade é que cada carreira tem peculiaridades que podem ser o diferencial na vida do profissional. Carreiras autônomas ou voltadas para a liberalidade, tais como representação comercial, vendedores ambulantes; na área técnica, engenheiros, arquitetos, psicólogos entre outras, tem características bem semelhantes e pretendo a seguir traçar algumas considerações sobre como alavancar tais segmentos profissionais.

O ponto principal de quase todas estas profissões é a falta de preparação para se tornar esse executivo pessoal. Muitas das vezes, a empresa é de um homem só. O próprio empreendedor coordena o negócio, mas não desenvolve um plano de carreira com base nesta decisão.


Uma das premissas de um bom empreendimento é conhecer profundamente seu negócio. Para este fim, recomenda-se o investimento em informação e dados pertinentes ao desenvolvimento da atividade. Não economize em cursos e treinamento que fortaleça sua trajetória.

De posse da sua decisão, planeje, planeje, planeje. Sim, não é exagero planejar. Esta é sem dúvida a melhor ferramenta que um profissional autônomo ou liberal tem a seu favor. O grande problema é que parte destes trabalhadores, não tem hábito, cultura ou sabem fazer isto.

Um planejamento estratégico pessoal, envolvendo aspectos pessoais e técnico/profissionais a serem desenvolvidos deve ser elaborado para nortear outras ferramentas. Realize também um plano de negócios e de gestão das suas atividades.

Subsídios para estes fins são encontrados no site do SEBRAE que inclusive disponibilizava até algum tempo atrás um modelo em sistema para montagem do plano de negócios. Também existem fóruns profissionais das diversas categorias que cumprem bem este papel.

Ter domínio do que faz não é o bastante, procure com as ferramentas desenvolvidas, controlar através de indicadores eficientes seus resultados. Bem utilizados, eles servirão de norteadores para revisão das estratégias e das ações de correção.

Administrar a própria profissão significa gerir a própria carreira profissional. Desta maneira, conseguirá ter uma visão bem clara do potencial profissional que poderá atingir e ter o controle de sua trajetória. Daí em diante é só ser um bom navegador e não perder de vista os portos.

 via www.ceapcg.com.br

Nenhum comentário:

Que pássaro é esse?