Pular para o conteúdo principal

A R T I G O S - Carreiras autônomas ou técnico/profissionais (Careers autonomous or technical / professional)

É comum em conversas cotidianas, fazerem-me perguntas quanto às carreiras profissionais e como desenvolvê-las. A verdade é que cada carreira tem peculiaridades que podem ser o diferencial na vida do profissional. Carreiras autônomas ou voltadas para a liberalidade, tais como representação comercial, vendedores ambulantes; na área técnica, engenheiros, arquitetos, psicólogos entre outras, tem características bem semelhantes e pretendo a seguir traçar algumas considerações sobre como alavancar tais segmentos profissionais.

O ponto principal de quase todas estas profissões é a falta de preparação para se tornar esse executivo pessoal. Muitas das vezes, a empresa é de um homem só. O próprio empreendedor coordena o negócio, mas não desenvolve um plano de carreira com base nesta decisão.


Uma das premissas de um bom empreendimento é conhecer profundamente seu negócio. Para este fim, recomenda-se o investimento em informação e dados pertinentes ao desenvolvimento da atividade. Não economize em cursos e treinamento que fortaleça sua trajetória.

De posse da sua decisão, planeje, planeje, planeje. Sim, não é exagero planejar. Esta é sem dúvida a melhor ferramenta que um profissional autônomo ou liberal tem a seu favor. O grande problema é que parte destes trabalhadores, não tem hábito, cultura ou sabem fazer isto.

Um planejamento estratégico pessoal, envolvendo aspectos pessoais e técnico/profissionais a serem desenvolvidos deve ser elaborado para nortear outras ferramentas. Realize também um plano de negócios e de gestão das suas atividades.

Subsídios para estes fins são encontrados no site do SEBRAE que inclusive disponibilizava até algum tempo atrás um modelo em sistema para montagem do plano de negócios. Também existem fóruns profissionais das diversas categorias que cumprem bem este papel.

Ter domínio do que faz não é o bastante, procure com as ferramentas desenvolvidas, controlar através de indicadores eficientes seus resultados. Bem utilizados, eles servirão de norteadores para revisão das estratégias e das ações de correção.

Administrar a própria profissão significa gerir a própria carreira profissional. Desta maneira, conseguirá ter uma visão bem clara do potencial profissional que poderá atingir e ter o controle de sua trajetória. Daí em diante é só ser um bom navegador e não perder de vista os portos.

 via www.ceapcg.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A R T E - 100 Imagens de Dragões (Dragons Images)

Trago aqui uma seleção de 100 ilustrações de dragões, pois sempre que vemos na internet sempre as mesmas imagens, quis aqui então selecionar algumas mais diferentes e mostrar outros conceitos de arte destes seres mitológicos. " Dragões ou dragos (do gregodrákonδράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ouserpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão dista…

A R T E - 50 imagens de demonios (Demons Images)

Um demônio é um ser paranormal, muitas vezes maléfico sendo uma figura comum na religião, ocultismo, literatura e folclore. A palavra original grega daimon não carrega a conotação negativa inicialmente entendido pela aplicação do koiné δαιμόνιον (daimonion),  e mais tarde atribuído a quaisquer palavras de conatação parecida. Nas antigas religiões orientais, bem como nas tradições abraâmicas, incluindo antiga e medieval demonologia cristã, um demônio é considerado um espírito imundo , mais especificamente um anjo mal, que pode causar possessão demoníaca. No oeste da ocultismo e na magia do Renascimento, que nasceu de uma fusão da magia greco-romana, demonologia judaica, tradição e cristã, um demônio é uma entidade espiritual que pode ser evocado e controlada. O termo grego não tem qualquer conotação de mal ou maldade. Na verdade, εὐδαιμονία eudaimonia , (lit. bom civismo) significa felicidade. O primeiro termo adquiriu suas conotações negativas na Septuaginta tradução da Bíblia h…

A R T E - 70 imagens de lobisomens (Images of werewolf)

"Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata."

Vídeo - Leões e animais atacando