sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A R T I G O S - Redes sociais e carreira profissional (Social networks and career)

É fato consumado que as redes sociais vieram para ficar e cada vez mais invade nossas privacidades e nos expõem diante de todas as pessoas e os departamentos de Gestão de Pessoas vêm fazendo bom uso destes recursos para avaliação e descoberta de talentos e seleção de potenciais para as empresas. São vários os espaços disponíveis para a expansão destas redes, mas quem as utiliza e está no mercado de trabalho devem estar atentos a algumas regras de uso e envolvimento. Abaixo teceremos algumas considerações a respeito.
Elas fornecem a ampliação e o fortalecimento do network - rede de relacionamentos. O isolamento não é saudável nos dias de hoje. É uma das principais formas atualmente de manter-se atualizado e são diversas as ferramentas de relacionamento virtual.
Enquanto por um lado as empresas têm cada vez mais acesso a informações de seus candidatos, o mesmo ocorre quando este profissional busca informações sobre as empresas. Através da rede de contatos, as informações vêm à tona. Mas faça sempre um bom filtro.
Realizar trocas de informações com outros profissionais de sua área de atuação é um benefício valioso. Os fóruns de discussão, grupos de trocas de email nos meios corporativos e os portais específicos ampliam conhecimento e mantêm a atualização necessária
Mas tome cuidado com as formas de utilização destas redes. Procure selecionar suas participações e não se deixe levar por convites aleatórios. Confie e participe somente quando houver de fato algum ganho nesta troca. Dados irrelevantes podem gerar confusões.
As empresas utilizam-se cada vez mais da internet e dos portais de divulgação de vagas para alcançarem os talentos no mercado, e quando recrutados, pesquisam dados complementares ligados ao estudo do comportamento, cultura e relacionamentos nestas redes sociais.
Ampliação da visibilidade do profissional para o mercado e, conseqüentemente, aumento da empregabilidade também é uma causa da boa utilização destas redes, pois quem as utiliza bem, sai do anonimato e mostra-se ao mercado para análise e aproveitamento.
O baixo investimento e facilidade para se conectar além da ação das organizações é um atrativo a mais. Por outro lado, através das redes sociais, os profissionais que atuam na área de Gestão de Pessoas abrem espaço para que as empresas tornem-se transparentes e aumentem as chances de atrair novos talentos. Vale à pena explorar, sempre com bom senso.

Nenhum comentário:

Que pássaro é esse?